Páginas

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Projeto Folclore


Curiosidades
Curiosidades/Sugestões para professores:
Atividades

1 – Pesquisar gravuras que representem o folclore brasileiro para montar um mural.Separá-las e agrupá-las por “tópicos”: lendas e histórias, músicas, parlendas, brincadeiras, festas, etc.
2 – Pesquisar brincadeiras e brinquedos do folclore brasileiro (solicitar ajuda dos pais e avós) / ensinar ao grupo a brincadeira (pais e avós poderão ensinar).
3 – Pesquisar, com pais e avós, uma adivinha / reunir várias adivinhas, registrá-las em papel (educador) / dobrar os papéis e sorteá-los / turma dividida em 2 grupos, responderá a adivinha do outro / adivinhas podem ser feitas em cartões, para serem respondidas graficamente e/ou lidas.
4 – Em grupo, elaborar oralmente, novas adivinhas / escrevê-las em cartões ou papel.
5 – Pesquisar quadrinhas e trazê-las para serem lidas em sala / conversar com a educadora o significado do vocabulário e idéia principal de cada quadrinha.
6 – Educador cita 1 palavra e solicita palavras que rimam (oralmente) / caixa com cartões escritos – 1 palavra em cada cartão / criança sorteia 1 cartão, lê e escreve palavras que rimem com aquela.
7 – Criar oralmente ou graficamente quadrinhas / fazer um livrinho de quadrinhas para o grupo.
8 – Educador recita 1 quadrinha e suprime a última rima, para ser completada pelas crianças (oralmente ou graficamente).
9 – Cada criança escolhe 1 quadrinha e ilustra graficamente.
10 – Cada criança traz 1 cantiga de roda / educadora registra a letra em cartões. Educador lê e a criança dramatiza. Crianças cantam e brincam de roda.
11 – Pesquisar parlendas / cada criança traz uma / Educadora registra em cartões / cada parlenda é acompanhada de uma brincadeira – brincar e dramatizar / cada criança escolhe uma parlenda e registra graficamente (desenho).
12 – Pesquisar lendas / cada criança traz uma lenda / educador registra em cartões / após leitura de uma lenda , crianças dramatizam e representam graficamente (desenho) / destacar a mensagem ou idéia principal de cada lenda / interpretação oral (ou gráfica) de texto.
13 – Mural com os personagens de várias lendas confeccionadas com sucata, pintura , desenho.
14 – Pesquisar danças folclóricas / cada criança traz a dança de sua preferencia / educadora contextualiza lugar, característica, religião, música e instrumentos utilizados / assistir em vídeo, danças e músicas folclóricas – reproduzir cantando e dançando.
15 – Destacar a dança típica da região em que vivemos / registrar com fotos e gravuras.
16 – Pesquisar e ouvir músicas folclóricas (destacar religião e autor).
17 – Pesquisar e trazer objetos (reais) do artesanato brasileiro / caracterizar e identificar a região procedente / montar uma exposição.
18 – Confeccionar com argila e sucata peças de artesanato.
19 – Pesquisar pratos da culinária identificando e caracterizando a região procedente / registrar com gravuras, fotos e graficamente como ele é feito.
20 – Montar com o grupo um livro de receitas de culinária brasileira.
21– Escolher com o grupo uma ou mais receitas e confeccioná-la para uma refeição na sala. 22 – Pesquisar os trajes típicos regionais / expor peças reais, gravuras e/ou fotos.
23 – Pesquisar a vida e a obra de Monteiro Lobato / registrar graficamente , com gravuras e fotos montando um cartaz.
24 – Contar histórias de Monteiro Lobato , trabalhar a história do Sítio do Picapau Amarelo e seus personagens.
25 – Confeccionar com sucata personagens do sítio e montar bonecos para teatro.
26 – Criar novas histórias com os personagens do Sítio do Picapau Amarelo.
27 – Criar poemas orais e/ou escrever para os diversos personagens.
28 – Brincadeiras e brinquedos – pesquisar e trazer de casa brinquedo.
29 – Pesquisar as festas populares, através de gravuras e fotos / confeccionar um painel.
30 – Pesquisar com os pais as superstições e crendices / registrar graficamente ou explicar oralmente para o grupo.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Template Free por Cantinho do Blog.Quer um template personalizado para o seu blog? Clique Aqui »